Congresso Brasileiro de Microbiologia 2023 | Resumo: 591-2 | ||||
Resumo:As mídias-digitais são utilizadas como ferramentas eficientes na divulgação de informações em massa na internet, possuindo uma amplitude maior e consideravelmente direcionada quando trata-se das redes sociais. Contudo, a massificação da divulgação de informações por esses meios torna dificultosa a diferenciação entre conceitos verídicos e as chamadas “fake news”. Dessa forma, o trabalho objetivou analisar o comparativo entre dois formatos de
divulgação científica contando com modelos de postagens estáticas (através de cards, posts) e dinâmicas (formato de vídeos, reels), buscando estratégias para facilitar o conhecimento e sua absorção no ambiente das redes sociais, no caso deste trabalho, Instagram®. Portanto, por
meio de um quadro temático denominado “Galeria dos Pesquisadores” postado no perfil do Laboratório de Microbiologia da Universidade Estadual do Ceará (@lamic.uece), houve o compartilhamento de 20 postagens entre o período de maio de 2021 a abril de 2023, com periodicidade mensal, visando sintetizar o conhecimento sobre a biografia de nomes de referência na comunidade científica e de suas respectivas descobertas atreladas, principalmente, à Microbiologia. Das 20 postagens, 15 foram construídas com uso de imagens estáticas dispostas em sequências que trabalhavam com a informação em forma de figuras e textos curtos, e 5 postagens utilizando a ferramenta “reels”, que consiste em vídeos
verticais com até 1 minuto e 30 segundos, onde foram utilizados os mesmos elementos, porém com a adição do movimento e de áudio acompanhado de legenda. Dessa forma, pôde-se observar o impacto dessa mudança de apresentação do conteúdo, entre o estático e o dinâmico, a partir da análise de dados disponibilizados pela ferramenta Insights do Instagram®. Assim, registrou-se que o reels com maior alcance chegou a 3.877 contas, sendo
97% (3.751) de não seguidores e 3% (126) de seguidores da página, enquanto o maior alcance tido pelos posts estáticos foram 296 contas, sendo 74% (219) de não seguidores e 26% (77) de seguidores. No tocante às interações com o conteúdo, como as curtidas, os vídeos tiveram uma média de 258, 66 de compartilhamentos e 3 salvamentos por reels publicados enquanto que as postagens estáticas alcançaram média de 26 curtidas, 5 compartilhamentos e 2 salvamentos. Os reels atraíram 41 novos seguidores na conta,
enquanto os posts estáticos atraíram 6 novos seguidores. Os dados quantitativos apresentados apontam que o material dinâmico apresenta maior alcance, engajamento, curtidas e compartilhamentos em comparação ao estático, em decorrência do uso do movimento de imagens e esquemas, além da facilitação do texto proporcionada pelo áudio e acompanhada pela legenda. Conclui-se, portanto, que essa estratégia de mesclar os estilos de aprendizagem visual e auditiva deve ser estimulada nas publicações, na tentativa de facilitar a apreensão de conteúdos microbiológicos de qualidade a toda a sociedade midiática. Palavras-chave: Mídia-educação, Instagram, Reels |